sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FILOSOFIA




Filosofia é uma palavra composta, que significa amor ao conhecimento ou busca da sabedoria. É, pois, certa atitude em relação ao conhecimento que define o filósofo. O filosofo não pretende já ser sábio, nem possuir a verdade. Se for assim, deixa de ser filósofo. Ou se torna um arrogante ou um dogmático, apegado às próprias convicções. Como Pitágoras já havia alertado, o saber definitivo pertence aos deuses. Mas, se reconhecemos que estamos no meio do caminho, ou nos preparando para caminhar, podemos conseguir muitas coisas.

Atitudes filosóficas:

Questionar: ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros sobre tudo que está aí, questionar as afirmações sobre a realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é dito facilmente, das convenções estabelecidas. O que é? O que são as coisas à nossa volta, como se definem, o que significam (os costumes, as crenças, a natureza). Quem somos nós, que significam nossa experiência, nossas idéias, sensações, emoções. Por exemplo: o que é a vida? Quem sou eu? Como acontece? Como funcionam as coisas naturais e humanas, que relações têm entre si. Por exemplo: como surgiu a vida? Como determinar o que é vivo ou não? Como eu sou? Como cheguei a ser assim? Por quê? Para quê? Qual o sentido, a razão, a justificativa, a finalidade, o objetivo das coisas ou dos fenômenos naturais e humanos. Por que são o que são e porque acontecem daquela maneira. Por exemplo: para que existe a vida? Por que eu existo?

Investigar: buscar respostas para as questões e os problemas, examinar e comparar estas respostas, buscar conclusões mais satisfatórias (embora nem sempre definitivas). Questionar as próprias perguntas que fazemos, para avaliar se são boas e se vale a pena investigá-las. Formular hipóteses, processar diferentes tipos de respostas, abrir um leque de alternativas. Comparar e examinar as alternativas, distinguir opções válidas consistentes, interessantes, significativas. Estabelecer critérios para julgar e classificar opções. Escolhê-las, defini-las. Formular e desenvolver conceitos que expliquem o quê, como e por quê. Analisar as bases a partir das quais construímos nossos conceitos e verificar se são seguras, claras e razoáveis. Buscar os princípios a partir dos quais podemos explicar as coisas.

Ampliar: Procurar ter sempre a visão mais ampla possível do assunto, levar muitas coisas em consideração para perceber ao máximo a abrangência do tema. Considerar maneiras alternativas de ver a realidade. Manter-se aberto a novas visões de mundo, cultivar o gosto pela diversidade. Procurar saber o que já é conhecido, levar em conta como e por que aquele conhecimento foi elaborado e se ainda pode nos ser útil. Imaginar novas possibilidades, desenvolver ideais e contrastá-los com a realidade. Perguntar-se de que modo a imaginação pode se transformar em realidade.

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